Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Pradosia glaziovii (Pierre) T.D.Penn. DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 20-09-2011

Criterio:

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é conhecida por somente duas coletas no estado do Rio de Janeiro (Penninton, 1990). A área tem sido intensamente visitada, no entanto não há evidência de sua redescoberta (Oldfield et al., 2008).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pradosia glaziovii (Pierre) T.D.Penn.;

Família: Sapotaceae

Sinônimos:

  • > Pradosia verrucosa ;
  • > Ecclinusa glaziovii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Pouteria gloziovii é uma espécie próxima à espécie amazônica P. subverticillata, porém esta ultima não possui indumento esparso na face abaxial da folha, e possui nervuras terciárias mais finas e pedicelos maiores (Penninton, 1990).

Dados populacionais

Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

A espécie é conhecida por somente duas coletas no estado do Rio de Janeiro (Penninton, 1990). A área tem sido intensamente visitada, mas não há evidência de sua redescoberta (Oldfield et al., 2008).

Ecologia

Grande árvore, flores ruivas (Martins; Silva, 2003).

Ameaças

1.4 Infrastructure development
Incidência local
Severidade high
Detalhes A região do Porto das Caixas em Itaborai (região da coleta da espécie) surgiu no início do século XVIII, devido à privilegiada localização, perto do rio Aldeia (uma das vertentes do Rio Macacu), foram criados um porto fluvial e armazéns destinados a recolher os produtos das regiões vizinhas. Isso fez com que crescesse depressa o número de habitantes e o comércio, tornando o local um centro comercial, o nome vem do fato de ter se tornado um importante entreposto comercial, sendo o responsável pelo escoamento da produção agrícola da região e o interior fluminense, chegando pelo Rio Aldeia e, no seu porto, a produção encaixotada, para o transporte à Europa. A região do Porto das Caixas entrou em declínio a apartir de 1860 com a criação de estradas de ferro (Costa; Pimentel, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: ​Extinta (EX). Lista Vermelha da IUCN (O'Brien, 1998).

Referências

- PENNINTON, T.D. Sapotaceae. New York: The New York Botanical Garden, 1990.

- CARNEIRO, C.E.; ALMEIDA JR., E.B. Sapotaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB024823>.

- COSTA, M.D.L.P.M.; PIMENTAL, D. Inlfexões na história e nas configurações urbanas de Itaboarí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. , 2005.

- OLDFIELD, S.; LUSTY, C.; MACKINVEN, A. The World List of Threatened Trees. World Conservation Press, 1998.

- O'BRIEN, P. J. Pradosia glaziovii in Red List of Threatened Species. Disponivel em: <http://www.iucnredlist.org/details/35920/0>. Acesso em: 20/08/2011.

Como citar

CNCFlora. Pradosia glaziovii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Pradosia glaziovii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 20/09/2011 - 14:40:42